sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Descartada realização de assembleia de garimpeiros

 
(Curionópolis PA – 23-08-12) “Não há motivo concreto e estatutário para a convocação de uma Assembleia Geral da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada, conforme um grupo minoritário deseja. Após o afastamento do ex-presidente Gessé Simão, a nova diretoria vem cumprindo rigorosamente as determinações exigidas pelo Ministério Público Estadual do Pará e a parceria entre a Coomigasp e a Colossus continua firme e forte e com a certeza de que a mina começará a produzir a partir de meados de 2013, para o bem de todos os garimpeiros associados”. A declaração foi feita pelo atual presidente da Coomigasp, Valder Falcão, ao desmentir boatos divulgados em um site de que haveria uma assembleia de garimpeiros dia 9 de setembro.
Representantes de um pequeno grupo contrário à parceria com a Colossus, protocolaram na manhã dessa quinta-feira na sede da Coomigasp, em Curionópolis (PA), um documento solicitando “a conferência no prazo de dez dias úteis, do abaixo-assinado, contendo a assinatura de 5.541 sócios, com o objetivo de convocar Assembleia Geral Extraordinária, com a finalidade de examinar a postura do presidente e seus diretores, bem como deliberar sobre a destituição desta diretoria, tendo em vista acusações de desfalque e desmandos nas contas da entidade”.
“A convocação não tem sentido porque não tem motivo concreto e os argumentos são inverídicos. Não há prova de que a atual diretoria desviou recursos. As denúncias do Ministério Público foram contra o ex-presidente, que já foi devidamente afastado e responderá pelos seus atos. Estas pessoas acusam sem prova e apenas querem tumultuar o processo legal que vem sendo desenvolvido na Coomigasp”, afirmou Valder Falcão.
De acordo com o Artigo 33º do  Estatuto Social da Coomigasp, “A Assembleia Geral será convocada pelo Presidente da Sociedade, ou pela maioria dos membros do Conselho de Administração, pelo Conselho Fiscal ou por 1/5 (um quinto) dos associados, em pleno gozo de seus direitos sociais, por motivos graves e urgentes que impossibilitem o cumprimento dos objetivos sociais.
O número de associados em dia com a cooperativa é de 12.732 garimpeiros e, consequetemente, eles precisam de 2.546 associados em dia para deliberar sobre o pedido.
Parágrafo 1º – Para convocação pelos associados, os 10 (dez) primeiros signatários deverão apresentar à Diretoria para conferência, a relação nominal com número de matrícula e as respectivas assinaturas dos associados, acompanhada de relatório com documento comprobatório que justifiquem a intenção da convocação.
Parágrafo 2º – O Edital de Convocação da Assembleia Gera convocada pelos associados será pelos dez primeiro signatários da solicitação, só após realizada pela Diretoria, no prazo de dez dias, a conferência da relação dos sócios que apóiam o pedido de realização da Assembleia Geral na forma do parágrafo anterior.
Portanto, os argumentos do grupo de oposição à atual diretoria não se enquadram no Estatuto Social da Coomigasp e não tem argumento jurídico para tal solicitação.
O presidente da  Cooperativa irá responder o pedido no prazo de 10 dias, mas antes solicitará à secretaria da Coomigasp que confira a veracidade das assinaturas e faça uma rigorosa conferência no abaixo assinado.
O presidente da Coomigasp, Valder Falcão, informa que a cooperativa convocará uma Assembleia Geral para uma data a ser definida, no período de janeiro a março de 2013, para tratar, entre outros assuntos, da prestação de contas de 2012 e da escolha e eleição do novo Conselho Fiscal. Segundo ele, na ocasião, será convocada uma Assembleia Extraordinária para votar pelo fim da criação de uma “holding” representativa dos garimpeiros. “A criação dessa holding não tem nenhum fundamento. Quem teve essa ideia deve ter tido outros objetivos, mas com certeza contrários aos interesses dos garimpeiros. Portanto, somos contra e vamos cortar esse mal pela raiz na Assembleia Geral Extraordinária do ano que vem”, assegurou Valder. (Ascom-Coomigasp/Freddigasp).

Nenhum comentário:

Postar um comentário